Cartório Felipetto Malta

ANOREG/MT realizou palestra sobre registro de imóveis para estudantes de direito da UFMT

“Sistema Regional e Notarial: o Registro de Imóveis e o Georeferenciamento” foi o tema da palestra realizada pela presidente da Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg/MT), Maria Aparecida Bianchin Pacheco, na última sexta-feira (31.10), para os alunos de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O evento organizado pelos professores das matérias de Direito Agrário e Direito Civil, contou com cerca de 30 alunos, que foram atraídos pelo Direito Notarial e Registral que não está incluso na grade curricular do curso de Direito.

 

A presidente mostrou durante a sua fala o histórico dos registros imobiliários, as leis que vigoravam anteriormente e como era feito o processo de registro de um imóvel, até chegar aos tramites legais vigentes hoje em dia. Assim como as diferenças entre um imóvel matriculado e um imóvel de transcrição e as funções dos serviços notariais e registrais.

 

Maria Aparecida também ressaltou sua satisfação em ter sido convidada para palestrar e aproveitou a oportunidade para homenagear os professores presentes. “Eu tive a honra de ter o professor Divanir Marcelo de Pieri como meu professor, ele foi uma figura importante para minha formação acadêmica, e quero agradecer a ele e aos demais professores pelo importante papel que eles tem na vida dos alunos”, afirmou.

 

O professor de Direito Civil e Empresarial da UFMT, Divanir Marcelo, agradeceu a homenagem e ressaltou a importância da palestra para os alunos conhecerem os serviços realizados pelos cartórios. “Uma das discussões internas da faculdade é justamente a ampliação da matriz curricular, para que se possa eventualmente constar nela a disciplina de Direito Registral e Direito Notarial, enquanto isso não acontece, um importante instrumento que nós temos é a colaboração de entidades como a Anoreg/MT, para poder complementar o estudo de sala de aula dos acadêmicos”, disse.

 

A professora de Direito Agrário, Vera Lúcia Marques Leite, ainda destacou que o convite foi feito para a presidente da Anoreg/MT, pela competência e grande conhecimento que ela possui na área. “Começamos muito bem esse ciclo de palestras que iremos realizar ao longo do ano letivo”, comentou.

 

No fim do evento, Maria Aparecida Bianchin Pacheco ainda foi convidada a retornar em outra oportunidade para falar detalhadamente sobre o tema georrefereciamento, assunto também de grande interesse para os alunos.

 

Fonte:ANOREG/MT