Cartório Felipetto Malta

Equipe participa de curso de grafotecnia e documentoscopia realizado pela ANOREG/MT

Treinamento ministrado pelo professor Luiz Gabriel Costa Passos levou notários e registradores a aprenderem técnicas de identificação de fraudes

 

Capacitar e esclarecer dúvidas sobre como identificar fraudes em documentos e assinatura foi o resultado do Curso de Grafotecnia e Documentoscopia ministrado pelo perito Luiz Gabriel Costa Passos. O curso, que é uma realização da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT), aconteceu nos dias 13 e 14 de março na sede da associação, em Cuiabá.

 

De maneira didática o perito Luiz Gabriel abriu o curso pontuando que o objetivo é preparar os notários e registradores a não deixarem passar falsificações grosseiras, já que a identificação no balcão é rápida. “Uma falsificação de boa qualidade, às vezes só os peritos podem determinar, mas nesse curso passei aos participantes técnicas que desenvolvi ao longo dos anos, que tornam acessíveis descobrir até falsificações mais elaboradas”, explicou.

 

Durante o curso, o professor também explicou que há diversos modelos de identidades, já que os cadastros são estaduais. Por esse motivo, os cartórios precisam estar atentos e conhecer as variações, para não deixar passar uma falsificação nem deixar de aceitar um documento verdadeiro. “Nessa hora é importante examinar o impresso e o preenchimento documento. No curso abordamos as qualidades que o impresso verdadeiro possui e os defeitos que os falsos têm, seja a identidade plastificada como é em Mato Grosso ou digitalizada como é em Mato Grosso do Sul. E a lupa, uma boa iluminação e a luz negra são importantes ferramentas”, afirmou.

 

O escrevente do 1º Ofício de Cuiabá, Claudio Conceição, que fez o curso pela terceira vez, destacou que apesar dos alunos não saírem peritos do curso, a maioria estará preparada para os diversos casos de falsificação. “Vim para me atualizar, pois sempre há alguma coisa que não lembramos e também sempre aparecem novos tipos de falsificações. E o Luiz sempre traz de forma didática, informações para prestarmos um serviço de qualidade e com segurança jurídica”, disse.

 

Já a escrevente Serviço Notarial e Registral de Pontal do Araguaia, Lara Cristina Ribeiro da Silva, participou do curso pela primeira vez. “O curso é muito bom, trouxe detalhes sobre os diferentes tipos de documentos e quanto mais a gente se aperfeiçoa mais fácil são de detectar as fraudes. É muito importante ter uma noção desses assuntos e o curso oferece isso e muito mais”, pontuou. 

 

Os escreventes Claudio e Lara analisando documentos

 

Luiz Gabriel Costa Passos também destacou os detalhes sobre cada um dos documentos de identificação, os materiais e as formas utilizadas na sua falsificação e as maneiras de analisá-los para que seja evitada a fraude documental. Além de abordar as diversas técnicas de comparação de assinaturas, através de métodos de grafotécnica que comparam as várias diferenças que podem existir entre letras e as questões das assinaturas digitais. 

 

Os participantes também receberam ainda dicas sobre como realizar a análise sem constranger quem estiver no balcão. Aprenderam também como orientar o próprio cliente a abrir uma firma que não facilite a falsificação.

 

Fonte:ANOREG/MT