Cartório Felipetto Malta

Quer casar de graça?Ainda dá tempo de se inscrever no casamento comunitário de Lucas

O cartório do 2º Ofício de Lucas do Rio Verde espera realizar o sonho de cerca de 100 casais no “mês das noivas”, em maio. A prefeitura da cidade e as igrejas evangélicas e católicas vão receber as inscrições para o Casamento Comunitário até a quinta-feira (30.04). 

 

De acordo com a escrevente do Cartório do 2º Ofício de Lucas, Katheryne Fátima Dalmolin, mudanças foram feitas e o casamento civil será realizado na sede do cartório. “Serão definidas duas datas, uma para o casamento civil que vai acontecer na sede do cartório e outra data para a cerimônia no religioso, que vai ser feito pela prefeitura. Os casamentos no civil serão agendados no decorrer da semana. A previsão é de que aconteçam 20 casórios por dia,” declara Katheryne. 

 

O evento é realizado pela Prefeitura de Lucas, em parceria com o Cartório e Igrejas Evangélicas e Católicas. Para fazer a inscrição é necessário apresentar toda a documentação exigida, que são: RG, CPF, Certidão de Nascimento original e comprovante de residência. Se o noivo é divorciado, é preciso apresentar a Certidão de Casamento com Averbação e Planilha de Bens, ou Certidão de Casamento, Certidão de Óbito e Inventário, caso o candidato seja viúvo. As duas testemunhas também precisam apresentar os documentos originais como o RG, CPF, a profissão, certidão de casamento e endereço completo.

 

Segundo Katheryne Dalmolin, muitos candidatos nasceram em outros Estados, o que dificulta reunir a documentação. “Muitas pessoas ainda estão solicitando 2º via de documentos, mas as inscrições deve aumentar quando a data estiver mais próxima”, afirma Katheryne. 

 

Segundo assessoria de comunicação da Lucas do Rio Verde, 15 pessoas já se inscreveram e cerca de 50 estão levantando os documentos necessários. Após o casamento de todos os noivos, a prefeitura vai promover uma cerimônia ecumênica. O cartório e a prefeitura ainda não decidiram a data do casamento civil e religioso.  

 

A presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT), Maria Aparecida Bianchin Pacheco, apoia e incentiva os cartórios a realizar ações como essas. "Os casamentos comunitários vem ao longo dos anos se firmando com uma das iniciativas de maior sucesso dos Registradores Civis das Pessoas Naturais, pois ao mesmo tempo em que se garante gratuidade aos casais baixa renda, que têm dificuldade em arcar com as custas de um casamento tradicional, concede-se cidadania", comenta.

Fonte: ANOREG/MT